Da Terra ao Pão
O pequeno {grande} movimento “Da Terra ao Pão” nasceu em nossa cozinha, aqui n’A Padeira, em meados de 2017. Foi quando entendemos que o pão artesanal começa bem antes da farinha.
Ainda no campo, com a terra forrada de palha do último cultivo, nosso pão artesanal já começou a ser pensado e produzido junto com nossos parceiros. Escolher os grãos, plantar, cuidar, colher, beneficiar o trigo e transportar são as primeiras etapas da produção do pão artesanal e levam cerca de 9 meses.
Começamos acompanhar esses processos de perto, primeiro, em Piracaia {interior de São Paulo} com a Família Orgânica, onde aprendemos muito sobre trigo e centeio, levando lições valiosas sobre o cultivo desses grãos. Seguimos para Constantina {Rio Grande do Sul}, onde Elton Woss e sua família nos mostraram como a qualidade do produto está relacionada com a terra, com as pessoas e o quanto se dedicam.
Essas experiências reforçaram a crença que a conexão entre toda cadeia produtiva é essencial para a qualidade do pão, sua origem e significado.
A cada fornada moemos o próprio trigo em nossa cozinha e extraímos uma farinha fresca, pura e completa. Aguardamos alguns dias até que fique estável e pronta para ser misturada ao fermento natural, água e sal. Muitas etapas são percorridas até o pão chegar às mesas.
Por isso, entendemos que origem não é, simplesmente, um lugar. Se trata de como, por quem e o por quê cada etapa é feita. Acreditamos que o Brasil é terra de trigo bom e que o nosso pão tem gosto próprio. E que, enquanto valorizamos a experiência de comer e fazer pão, aprendemos e evoluimos sempre.